Como motivar o filho a estudar?

13/06/2022 - 14:32:41

Como motivar o filho a estudar?

Essa situação é bastante comum, afinal as crianças e os adolescentes têm a tendência a focar mais no agora, engajando-se em outras atividades que geram prazer e diversão. A boa notícia é que é sim possível ajudá-los a construir esse interesse e, consequentemente, o hábito dos estudos.
Sem a participação, o engajamento e o acompanhamento dos pais, essa missão se torna muito mais difícil. A construção de hábitos depende de constância, de suporte emocional, de rotina, de um ambiente propício e saudável, de incentivo, de atenção e de identificação de um problema e suas possíveis causas.
Essas são 6 dicas da Escola da Inteligência de como ajudar seu filho a despertar o interesse nos estudos!

1. Defina metas realistas
2. Estabeleça uma rotina
3. Identifique o estilo de aprendizagem
4. Ofereça suporte emocional
5. Garanta um ambiente propício
6. Celebre as pequenas conquistas

Atitudes simples fazem muita diferença quando estamos falando de aprendizado, principalmente quando elas demonstram que os pais também se interessam e acompanham a vida escolar. O momento de estudar não precisa ser enfadonho, chato e pesado, pois é sim possível torná-lo mais atrativo e prazeroso, causando efeitos diretos na motivação do seu filho e, por consequência, em seu desempenho.
(Fonte: Escola da Inteligência)