O Curso

PROPOSTA PEDAGÓGICA

 

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da criança como um todo é a nossa prioridade. Segundo a LDB (1996) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil RCNI.  “as crianças possuem natureza singular, que caracterizam como seres que pensam o mundo de um jeito muito próprio. No processo de construção do conhecimento, estabelecem relações com as outras pessoas e com o meio em que vivem, furto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”

NOSSA VISÃO

Queremos que nossos alunos e equipe desenvolvam um caráter cristão, cresçam em sabedoria, aprendam a raciocinar biblicamente, alcancem o pleno conhecimento acadêmico, sejam conscientes de si e do próximo, permaneçam para sempre na presença de Deus e tornem-se homens e mulheres aptos para desenvolver, com excelência, o seu papel na sociedade.

FILOSOFIA

Por ser tratar de uma escola confessional cristã, o Jardim Escola Época Feliz é associado a AECEP – Associação DE ESCOLAS POR PRINCÍPIOS –  o Jardim Escola Época Feliz busca tornar o aluno, um cidadão com caráter irrepreensível e capaz de influenciar positivamente a sociedade. Cada conteúdo é desenvolvido com base em Princípios Bíblicos tais como: Soberania de Deus, Caráter de Cristo,  União,  Individualidade,  Semear e Colher , Mordomia,  Auto Governo. A Educação por Princípios é uma maneira de ensinar e aprender que coloca a palavra de Deus no coração de cada conteúdo e ensina o aluno pensar biblicamente e conduzir suas escolhas para o seu próprio bem e dos que o cercam.

OBJETIVOS

Desenvolver a capacidade do aluno de socializar-se com o meio em que está inserido de maneira saudável. Saber relacionar-se  com seus amigos de classe, respeitar as autoridades da escola( professores, inspetores, coordenação e direção).

Iniciar o processo de alfabetização, de modo a capacitar o aluno a ler, escrever nos diversos formatos de letras e numerais. Bem como ser capaz de desenvolver suas habilidades matemáticas e espaço-corporal.

Contribuir para a formação do caráter do aluno, de modo que este possa construir valores cristãos que o sigam em toda sua vida.  Capacitar o aluno a ser um cidadão irrepreensível, que respeita e ama o seu país, estado e cidade.

Contribuir para a construção harmoniosa da família.

AÇÕES

Edificar um raciocínio acadêmico  pautado biblicamente, de modo que todos os conteúdos e **** sejam permeados pelo ensino bíblico.

Construir um ambiente educativo, onde escola e família sintam-se responsáveis pelo processo educativo, através de atividade como Escola de Pais – uma palestra mensal que visa orientar os pais quanto as diversas indagações do universo da educação, visa promover a interação e a troca de idéias entre os pais de alunos com faixas etárias semelhantes. A cada Escola de Pais, um tema diferente a ser abordado e desenvolvido; a cada tema, um profissional da área referente ao assunto que será exposto.

Promoção de comemoração e eventos, em que o aluno seja capaz de colocar publicamente através de peças teatrais, musicais, declamação de poema, danças. Contribuindo assim para seu enriquecimento cultural bem como o seu desenvolvimento social.  Ex. cultos mensais, comemoração das efemérides, passeios culturais.

Promoção de Conselhos Escolares, Reuniões Pedagógicas e Reuniões de Pais e Mestres. Realização de atendimento individuais, coordenação pedagógica e família, a fim de buscar soluções para o bom desenvolvimento do aluno.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR/MÉTODO

O Jardim Escola Época Feliz  como base da proposta pedagógica, bem como as suas ações estratégicas de ensino, tem como referencia teóricos:

JEAN PIAGET: ” A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação dessa ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado.

PAULO FREIRE: Defende que o professor deve não apenas transmitir conteúdos, mas também ensinar a “pensar certo” , a criticar o que ler, a pesquisar, a ser curioso e acima de tudo respeitar os saberes do aluno. Segundo Freire todo educador deve acreditar que é possível ocorrer mudanças. Todos devem participar da história, da cultura e da política. Ninguém deve ficar neutro, nem estudar por estudar. Todos devemos fazer perguntas, não podemos ficar alheios “Ser rebeldes e não resignados” .

Além do embasamento teórico que permeiam todo o processo educativo, o Jardim Escola Época Feliz também tem como parâmetro ainda:

CURRÍCULO REAL:  que se refere ao currículo que tradicionalmente conduz os alunos a adquirir, construir e  desenvolver o conteúdo bimestral.

CURRÍCULO OCULTO: que permite que o aluno influencie no desenvolvimento curricular, enriquecendo com suas descobertas diárias, a aula.

As ministrações das aulas são apoiadas em quatro pilares fundamentais: pesquisar, estimular o aluno a pesquisar, raciocinar: conduzir o aluno a construção do raciocínio,  sem resposta pronta, através de perguntas e questionamentos em relação ao conteúdo; e relacionar ligar os conteúdos aos princípios e valores de uma vida cristã por um processo de construção.

AVALIAÇÃO

Por se tratar de EDUCAÇÃO INFANTIL, a avaliação do aluno é qualitativa. Através das observações diárias de seu desenvolvimento como um ser completo. O aluno é avaliado no âmbito social, espiritual, político, familiar,cognitivo e físico.  As observações são registradas, através das fichas preenchidas individualmente e de forma discursiva pelo professor, bem como através do boletim bimestral. São a bagagem cultural e as diferenças individuais.

A cada bimestre, é apresentado os registros referentes ao desenvolvimento do aluno, em paralelo com os atendimentos individuais e coletivos realizados com a coordenação, professor e família.

CONCLUSÃO

Ao concluir esta proposta, compreendemos que o futuro de uma sociedade sadia é a construção de um pensamento cristão, em alunos que sejam capazes de influenciar a sociedade, refletindo a imagem e semelhança de Jesus.  Através de sua excelência em tudo o que fizer, o aluno com o seu futuro profissional será capaz de mudar o ambiente em que vive.

HORÁRIOS

Manhã:

Parcial:  8h às  12:00h

Tarde:

Parcial: 13:00 às 17:00

EQUIPE

 

Direção Geral: Prª Dulce dos Anjos Gomes

Diretora pedagógica : Edméa da Costa Rodrigues

Coordenadora Pedagógica : Soneiva Zanon

 

Professores deste segmento:

Rosane Magarão Nunes da Costa :  Mini Maternal e Maternal (manhã), Mini Maternal tarde.

Daise Magarão:  Maternal tarde

Jaqueline Rodrigues: Pré I manhã e tarde

Ana Carolina Passos : Pré II manhã e tarde

Rita de Cássia Fernandes: Pré II B

Flávio Cândido Silva: Psicomotricidade

Larissa: Inglês

Talita Lopes de Souza: Música

 

 

Endereços:

Época Feliz: Educação Infantil
Rua Nestor Pinto Alves, 550
Alcântara - RJ

Telefone: (21) 3605-9369

Ceiva: Ensino Fundamental e Ensino Médio
Rua Nestor Pinto Alves, 181
Alcântara - RJ

Telefones: (21) 3606-9348 / 3606-9608 / 2701-0522

Época Feliz

Ceiva